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Acessórios para condomínios

As lixeiras estão entre os produtos mais procurados pelos condomínios. As lixeiras estão entre os produtos mais procurados pelos condomínios.

Mais estruturados, com novas opções de conforto, serviços e espaços diferenciados para lazer e atividades, a cada dia os condomínios acumulam novos itens na extensa lista de acessórios indispensáveis tanto para cumprir exigências básicas e obrigatórias como para as diversas necessidades diárias.

Empresas especializadas no ramo apontam que entre os produtos e equipamentos mais procurados estão as lixeiras, as capas protetoras acolchoadas para elevadores, que ajudam a aumentar a durabilidade dos aparelhos, os suportes para organização de bicicletas, os sinalizadores e protetores de parede para garagens e as caixas individuais de correio.

Além disso, para ajudar a manter a ordem, o conforto, a estética e também a segurança de todos que circulam nos condomínios, os tapetes, cadeiras de rodas, quadros de aviso e kits de limpeza que facilitam o trabalho dos funcionários e sinalizam os espaços em manutenção também têm grande procura no mercado.

Especializada em planejamento e assessoria para condomínios, Dirlei Magro aponta que entre os acessórios que podem parecer supérfluos, mas são muito úteis na rotina do condomínio, está o carrinho de compras, o guarda-chuva, principalmente nos condomínios onde a portaria é distante da entrada, assim como os sacos protetores de guarda-chuva, para evitar que o chão fique molhado e provoque acidentes. “Muitas vezes uma coisa simples como um guarda-chuva na entrada faz muita diferença em condomínios com característica de entradas distantes da portaria”, explica.

Além destes, outros acessórios também ajudam muito na ordem do dia a dia do condomínio, como as placas indicativas de saída, entrada, localização de espaços e as que indicam piso escorregadio, explica o especialista em soluções condominiais, Marcelo Becker Lube Ferreira.

Segurança e limpeza

Na questão da limpeza são diversos os equipamentos que facilitam o trabalho dos funcionários. Para ajudar nas tarefas diárias, Dirlei sugere a aquisição de equipamentos que proporcionam mais agilidade e praticidade.

“Temos visto, por exemplo, uma máquina elétrica para a limpeza das garagens, equipamento um tanto caro, mas que facilita o trabalho e reduz o tempo”, cita.

Entre os itens obrigatórios prioritários Marcelo relaciona o sistema de para-raios, as mangueiras de combate a incêndio e extintores. “Todos estes itens são essenciais para a segurança e devem ser verificados em períodos quinzenais ou quando necessário para uma boa administração e manutenção da edificação”, salienta.

Dirlei também destaca como itens obrigatórios as lixeiras-contâiner, que hoje são obrigatórias por lei, os equipamentos de iluminação de emergência e alarmes exigidos pelos bombeiros.

“Como regras a seguir, temos ainda a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos que exige a reciclagem do lixo. Em nossa cidade, por exemplo, a legislação culminou na determinação da COMCAP da exigência de contâiners específicos adaptados ao caminhão de coleta”, orienta.

A profissional conclui pontuando outra questão que precisa ser observada com atenção pelos gestores. Necessidade de primeira ordem, a segurança dos funcionários também deve ser garantida com os acessórios específicos que estão relacionados aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), indicados pela legislação trabalhista. “Podemos citar entre esses equipamentos as botas, luvas, e equipamentos que facilitam o trabalho como baldes com rodinhas e vassouras ergonômicas”, conclui Dirlei.