Aplicativo otimiza processos em condomínios e reduz custos em até 30%
Saber a hora exata de limpar o salão de festas, ser notificado de uma ocorrência em tempo real, receber o aviso de encomenda na portaria na palma da mão. A otimização da comunicação de um condomínio nem sempre foi uma tarefa fácil. Em meio a comunicados pelos elevadores, grupos de Facebook e Whatsapp, síndicos tentam atingir a todos os condôminos de maneira rápida e objetiva.
A praticidade de centralizar os problemas, solicitações, dentre outros em um lugar só já é real. Aplicativos ganharam espaço na vida de síndicos e moradores de condomínio, trazendo uma diversidade de funcionalidades para facilitar o cotidiano de seus usuários.
Em meio à confusão organizacional em seu condomínio, Juliano Leite percebeu que talvez teria a solução para este problema. Formado em Tecnologia da Informação, o profissional desenvolveu um aplicativo para atender todas as demandas de um condomínio. Com a ajuda de seus parceiros, Ricardo Paiva e Alex Bahr, o software é capaz de suprir todas as exigências de blocos residenciais e comerciais. A startup eCondos nasceu em 2016, com objetivo de simplificar os processos, transmitindo informações por uma única plataforma.
Apostando no projeto, os sócios iniciaram o processo de desenvolvimento do aplicativo com um aporte inicial próprio de R$ 500 mil, atendendo conjuntos de moradia de forma gratuita. “Nós precisávamos ter a certeza de que nossa ideia fluiria e daria certo, batemos na porta de condomínio por condomínio, tendo a proposta negada por diversas vezes, mas a persistência foi essencial para que tudo desse certo”, afirma Ricardo Paiva, CEO do empreendimento.
A startup amadureceu, ganhou destaque e consequentemente chamou a atenção da Iporanga Ventures e de um conjunto de investidores anjos. O investimento possibilitou a implementação de várias funcionalidades de acordo com as solicitações dos usuários e tornou o aplicativo um dos mais completos do mercado, ocasionando um crescimento de 300% após o aporte. Em um ano, já são mais de 300 condomínios atendidos.
Segundo uma análise feita pela empresa, 96% dos usuários utilizam o sistema constantemente, o que comprova a eficácia do aplicativo. Foi possível notar uma redução de até 30% dos gastos onde foi implementado. “A ferramenta proporciona uma otimização de processos e como consequência custos menores, seja no âmbito da zeladoria, segurança ou gestão", afirma Alex Bahr.
Diante de tanta tecnologia, a equipe ainda desenvolveu um suporte de pronto atendimento de qualidade, o que transmite confiança aos contratantes que podem contar com auxílio independente em qualquer dia da semana.
É notório que esse tipo de implementação oferece benefícios em ampla escala. Ela bane os recursos de convencionais grupos de redes sociais, oferece segurança e precisão nos processos, além de tornar o ambiente condominial mais agradável para os usuários. “Da comunicação a segurança do condomínio, o Econdos faz toda a gestão na palma da mão. São opções que agregam a agilidade necessária no mundo moderno, com as melhorias que tornam a vida de um condômino, zelador, porteiro e síndico muito mais prática”, conclui Juliano.