Condomínios aderem ao Outubro Rosa
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e foi alvo de ações de condomínios em São José.
A administração do Residencial Leonardo Melo abraçou a causa e durante o mês de outubro a fachada principal do Residencial esteve iluminada de rosa em apoio a campanha mundial. Segundo o síndico João Netto o objetivo maior em aderir a campanha foi chamar atenção das moradoras referente a grande importância do exame preventivo contra o câncer de mama, que nos dias atuais tem atingindo milhares de pessoas ao redor do mundo.
“A campanha do câncer de mama é realizado por diversos países, e na função de síndico não poderia deixar essa data tão importante passar em branco. Os moradores do residencial adoraram a ideia, teve até selfie e compartilhamento nas redes sociais por parte de alguns moradores”, comentou. São nos pequenos atos e gestos que podemos colher bons resultados, salientou o síndico João adiantando que no mês de novembro as luzes estarão em azul em respeito ao câncer de próstata e da saúde masculina.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, a cor rosa representa a campanha durante todo o mês de outubro. No condomínio Arquipélago dos Açores a prevenção da doença foi motivo de encontro entre as moradoras. Organizado pela síndica Fabiana Leal e orientado por enfermeira que trabalha no Ministério da Saúde, houve uma roda de conversa e dinâmica para sensibilizar as participantes.
”O objetivo da roda de conversa foi de conscientizar as mulheres do condomínio sob a importância do autoexame das mamas, do preventivo e dos demais exames necessários para garantir a saúde da mulher. Contamos com alguns brindes doados pelo comércio local para realizar o sorteio entre as moradoras e finalizamos com um delicioso coquetel, proporcionando maior integração entre as vizinhas”, informou a síndica.
Durante o encontro foi entregue para cada moradora um informativo contendo explicação de como realizar o autoexame e informações de horários para agendamento do preventivo contra o câncer, disponibilizado no Posto de Saúde do bairro onde o condomínio é localizado.