O uso de fogos de artifício deve ser evitado, assim como barulhos em excesso
Reunir a família e os amigos em casa para assistir aos jogos da Copa é a opção de muitos torcedores. Geralmente, nessa época a tolerância para festas e o excesso de barulho é maior, mas, mesmo assim, é preciso ficar atento às regras do condomínio e à política da boa vizinhança.
Esses cuidados valem tanto para os condomínios que vão organizar eventos na área comum como para aqueles em que a festa ocorrerá dentro dos apartamentos. É importante orientar os visitantes para seguir as normas do edifício, como a proibição de tomar bebidas alcoólicas na área da piscina, restrição comum em muitos regimentos internos. Vale lembrar que o morador responde por seus convidados e deve coibir comportamentos inadequados.
Cuidados
Os problemas mais graves que podem surgir durante as comemorações são os relacionados à ação de bandidos e ao uso de fogos de artifício. E, para evitá-los, uma medida simples e eficaz costuma ser tratar do tema em reunião com os moradores ou na distribuição de comunicados, que podem ser afixados em locais visíveis, como o hall de entrada e os elevadores.
Especialistas em administração condominial recomendam que o uso de fogos pelo condômino seja proibido nos prédios, já que podem provocar acidentes graves principalmente em condomínios onde há diversas torres ou edifícios vizinhos muito próximos.
Em relação aos riscos de assalto, moradores e funcionários, apesar do clima de festa, devem permanecer atentos, evitando, por exemplo, aglomerar-se na portaria. Para os porteiros a vigilância deve ser redobrada, já que o fluxo de pessoas é maior nessas ocasiões.
Dicas
- Na época da Copa, os horários de entrada e saída de pessoas no prédio são alterados de acordo com os horários dos jogos. O período da tarde, geralmente mais tranquilo, passa a ser o de maior movimento. Por isso, a atenção do porteiro nesse horário deve ser redobrada;
- As visitas devem sempre ser anunciadas ao chegarem à portaria, e devem ser autorizadas pelos moradores
- Redobre a atenção ao receber entregas. Nessa época, assaltantes podem se aproveitar do hábito dos moradores de utilizarem serviços de entrega de comida e bebida para entrar facilmente no prédio.
Fonte: Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi)