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Administradoras ajudam a reduzir inadimplência nos condomínios

Trabalho eficiente e organizado pode estimular número de bons pagadores e cumprir com a variedade de demandas do empreendimento


A inadimplência é um dos grandes sinais de que a crise está presente na economia brasileira, ainda mais quando os números comprovam que os devedores, até julho desse ano, eram 59,4 milhões de pessoas - 39% da população brasileira adulta, segundo dados do Sistema de Proteção ao Crédito.

De acordo com a mesma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito, em igual período de 2016, os negativados somavam 58,9 milhões, número que confirma um aumento de 0,84% em relação a 2017.

Nesse cenário de dificuldades financeiras e de renda familiar mais apertada, algumas contas acabam sendo deixadas de lado.

Em grandes cidades, é comum que 10% dos apartamentos de um condomínio estejam com alguma taxa condominial em aberto.

Para que as contas permaneçam em dia, o gestor do condomínio deve avisar à administradora sobre os inadimplentes.

Como ele pode acabar esbarrando na questão da convivência, uma opção é terceirizar o processo e ficar isento dessa pessoalidade. É simples: sem o auxílio do gestor, a própria administradora faz a cobrança, através da disponibilização de profissionais preparados para cumprirem essa tarefa.

Os mesmos especialistas também encaminham acordos e negociações quando necessário.

Essa foi a escolha de Valdir Taborda, síndico de um condomínio localizado na zona sul de Porto Alegre. Taborda comenta que a expertise e o profissionalismo da administradora têm sido essenciais na tentativa de zerar a inadimplência.

O resultado são poucos devedores e o melhor aproveitamento do tempo, uma vez que a empresa fornece suporte ao síndico em toda as suas atividades.

O serviço de cobrança das administradoras começa com a prevenção. Para prevenir, a administradora entende que uma análise bem feita do residencial pode resultar em ações que, quando aplicadas, reduzem os custos.

Além da análise, a empresa organiza uma previsão orçamentária anual como forma de auxiliar o condomínio na organização das contas.

Além disso, pode ser realizado um acompanhamento mensal das receitas e dos gastos, a fim de facilitar a checagem das despesas e acompanhar de perto o índice de inadimplência.

Para quando a inadimplência não diminui, a administradora planeja e implementa planos de ações para a negociação e o pagamento dos débitos, como os mutirões, que ocorrem dentro dos condomínios.

A empresa também pode sugerir orientações ao síndico, como o parcelamento das dívidas, que podem diminuir a inadimplência e contribuir para a saúde financeira do condomínio.