Meu condomínio pode ser sustentável?
Implantar soluções sustentáveis em um condomínio pode ser um desafio para síndicos e arquitetos. Apesar disso, com informação e planejamento, é possível adequar vários projetos para a realidade do seu prédio. Por isso, antes de colocar em prática algum projeto que pareça incrível, é preciso entender se ele é de fato viável.
Por exemplo, se o seu condomínio possui uma linda horta no jardim, imagina que bacana seria implantar um sistema de compostagem para adubar a terra! Incrível, não é mesmo?
Mas de nada adianta comprar os materiais para a compostagem sem antes debater com os demais condôminos se eles estão dispostos a separar o lixo orgânico da forma correta. Além disso, será preciso treinar os funcionários do prédio exaustivamente para que o projeto dê certo.
Um sonho antigo de muitos síndicos é aproveitar a água da chuva para molhar o jardim ou lavar as áreas comuns do prédio. O reúso de água da chuva diminui significativamente o consumo de água do edifício e, consequentemente, os gastos no fim do mês.
Mas, antes de comprar um reservatório para armazenar a água, fica a pergunta: há espaço e estrutura em seu condomínio para implantar um sistema como este?