Segurança em condomínio

Criminosos invadem condomínio em Moema, na Zona Sul de SP, e fazem arrastão na garagem do prédio

 

Um grupo de oito pessoas invadiu, na noite de quinta-feira (24), um condomínio em Moema, na Zona Sul de São Paulo, e fez um arrastão na garagem do prédio. Câmeras de segurança registraram a ação.

Os criminosos chegaram a pé, forçaram dois portões e se dividiram entre dois andares da garagem. Depois de vasculharem o espaço, saíram com quatro bicicletas e uma moto. Os ladrões ainda tiveram o cuidado de fechar o portão antes da fuga.

A moto era do empresário Flávio Livreri, e uma das bicicletas era de seu filho de 11 anos. “Já não é de hoje que isso está acontecendo aqui em Moema. Uma certa rotina, né? Eles são muito audaciosos – pelo horário e pela quantidade que entraram. É sensação de insegurança total”, contou.


Além dos dois portões e das câmeras, o condomínio tem muros altos, cerca elétrica e ainda faz parte de uma rede formada pelos vizinhos para compartilhar informações sobre segurança e avisar a polícia. Todo esse investimento privado não livrou os moradores do prejuízo e do susto.

No 27º Distrito Policial, delegacia da região que atende, além de Moema, Planalto Paulista e Campo Belo, o número de roubos de veículos de janeiro a outubro aumentou quase 180% em 2022, em comparação ao último ano. Casos de roubos de celulares e residências, por exemplo, tiveram alta de 29%.

“É uma sensação de impunidade. Não só por parte dos condôminos e dos moradores daqui da região de Moema, mas a gente passa a acreditar que a bandidagem hoje também está com essa sensação de impunidade. Eles entram onde querem e fazem o que querem porque sabem que nada acontece”, pontuou José Alvarez, síndico do condomínio.

Outro vídeo mostra uma tentativa de invasão em um condomínio em outro endereço, também na região de Moema. Dessa vez, o portão não cedeu. As autoridades não sabem se era a mesma quadrilha.

A Secretaria da Segurança Pública informou que o caso está sendo investigado pela delegacia do Campo Belo e que analisa as imagens das câmeras de monitoramento para esclarecer os fatos. Disse, ainda, que três adolescentes foram apreendidos com bicicletas furtadas no início do mês.