Síndico Profissional: um mercado em ascensão

Saiba mais sobre a profissão de síndico profissional

A gestão condominial é uma missão da qual muita gente foge. Porém, o cargo de síndico vem sendo cada vez mais explorado pelo mercado de trabalho, sendo uma alternativa de emprego com uma possível fonte de ótima remuneração.
O fato é que no universo condominial existem inúmeras questões que podem ser melhor gerenciadas por um síndico profissional.

“Por ser uma área considerada nova, há quem acredite que a gestão de condomínio é simples, sem risco e de fácil ganho. Mas não é bem assim. É preciso ter preparação técnica para assumir a função”, afirma o presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Ceará (Adconce), Marcus Melo.

De acordo com o diretor jurídico da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Ceará (Adconce), Wellington Sampaio, “além de estarem preparados para esta atribuição, de tamanha responsabilidade, eles têm uma carreira pela frente, sendo assim, qualquer deslize pode significar o fim de uma profissão promissora”, afirma.

Ainda segundo ele, um bom síndico profissional tem conhecimento técnico para conduzir e atender às demandas do condomínio e possui experiência com os processos que envolvem rotinas como compras, manutenções, relacionamento com fornecedores, gestão de conflitos e gerência de funcionários, além da parte financeira.

Crescendo de forma exponencial, a profissionalização dos síndicos contribui para uma melhor administração do condomínio em conjunto com os deveres do cargo. Diferente do síndico morador, o síndico profissional dedica mais atenção e energia no cumprimento das atividades e possui habilidades qualificadas, com conhecimento em áreas como a jurídica, administrativa, contábil e financeira.