Condomínio vai à Justiça após cinco dias sem luz
Moradores do condomínio Century Plaza Living, no bairro Vila Homero Thon, em Santo André, ficaram cinco dias sem energia depois de um caminhão perder o controle e atingir a instalação elétrica da torre dois, na rua Giovanni Battista Pirelli, na lateral do complexo. Quase 200 apartamentos ficaram sem luz no período. Sem religação imediata da Enel (Entidade Nacional de Eletricidade), os moradores alugaram um gerador que custou cerca de R$ 10 mil ao dia.
De acordo com informações dos moradores, a Enel solicitou a construção de uma nova entrada de energia para religação. No entanto, após concluírem a reforma provisória, que ficou em torno de R$ 70 mil reais, a empresa de energia não fez a religação, marcada para sábado (20), às 13h,
Por não poder mais arcar com os custos do serviço, os vizinhos organizaram um protesto na noite de sábado e fecharam os arredores do condomínio. Após ato, a energia foi restabelecida na madrugada de ontem, às 4h da manhã.
“Vieram três caminhões de uma empresa terceirizada contratada pela Enel e os funcionários alegaram que nada seria feito, pois não tinham o material adequado e só poderiam fazer a manutenção durante horário comercial”, afirma a síndica do condomínio, Carolina Rodrigues.
De acordo com a Enel, como o ponto atingido pelo veículo pertencia ao condomínio, a ligação só poderia ser refeita após construção de um novo ponto que pudesse ser conectado ao poste da empresa. Ainda esclareceu, por meio de nota, que o pedido de ressarcimento pode ser feito a partir de protocolo. “O cliente pode realizar sua solicitação via aplicativo, site, contato com a Central de Relacionamento ou comparecer em uma loja da Enel.”
Carolina diz acreditar que a Enel é responsável por parte dos prejuízos, mas diz que aguarda laudo pericial para definir quem o condomínio irá levar à Justiça. “Ninguém quer se responsabilizar e, se o laudo ficar inconclusivo, entraremos com ação judicial contra todos os envolvidos”, disse.
HISTÓRICO
Um carro que seguia sentido Mauá, pela rua Giovanni Batista Pirelli, bateu na roda de um caminhão da empresa Gti Log Transporte e o motorista perdeu o controle e invadiu o condomínio. Com impacto, atingiu uma torre de energia elétrica.