Reformado pelo escritório Triptyque no Rio de Janeiro, o RB12 produzirá a energia elétrica que consome
Depois de anunciar a construção de um novo complexo hoteleiro e residencial de luxo que ocupará o antigo Hospital Matarazzo, em São Paulo, o escritório de arquitetura Triptyque acaba de entregar o primeiro prédio comercial com energia positiva do Brasil.
Localizado no número 12 da Avenida Rio Branco, principal via de comércio do centro do Rio de Janeiro, o RB12 foi revitalizado para atingir um padrão sustentável, reduzindo o consumo de energia por meio de painéis fotovoltaicos e uma série de outras ações que prometem aproveitar melhor a luz natural e gerir o consumo de água e o conforto térmico.
O retrofit-verde transformou o prédio de 21 andares e 4728 m², adicionando ali uma fachada bioclimática, composta por um jogo de vidros em zigue-zague que se apodera da refração da luz. Seus painéis fotovoltaicos, dispostos na lateral, são capazes de converter a luz solar em energia elétrica para consumo. O paisagismo suspenso nos terraços foi pensado, ainda, para auxiliar no controle térmico interno.
O prédio dispõe de pontos para colocar células de hidrogênio que transformarão o gás de rua em eletricidade, adequando antecipadamente a estrutura para o projeto de lei brasileira que, se aprovada, permitirá o uso da energia elétrica produzida não só para o consumo próprio, mas também a venda de seu excedente.
O RB12 faz parte do Porto Maravilha, projeto urbanístico que está revitalizando o Centro do Rio de Janeiro e que já revelou o novo Museu do Amanhã e a Praça Mauá.
CONFIRA AINDA: Excêntrico dos EUA constrói casa extraordinária de 57 metros de altura
Primeiro edifício comercial do Brasil com energia positiva (Foto: Leonardo Finotti/Divulgação)