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É essencial praticar a TRANSPARÊNCIA na gestão por meio da divulgação de informações claras e de fácil compreensão por todos os moradores. Essa ação garante qualidade e tranquilidade aos gestores. Conhecer o nível de transparência da gestão na prestação de contas e na comunicação a todos é primordial. Confira em seu condomínio respondendo sim ou não para as questões abaixo.

1. Distribuição mensal dos demonstrativos financeiros (balancetes).
2. Possibilitar acesso às pastas de prestação de contas e outros documentos do condomínio.
3. As pastas de prestação de contas mensal são digitalizadas e disponibilizadas no site do condomínio ou da administradora.
4. Distribuir relatório de prestação de contas junto com a convocação da assembleia de prestação de contas.
5. Entregar periodicamente circulares com informações sobre a administração, principalmente referentes à área financeira.
6. Os principais direitos e deveres dos moradores são periodicamente divulgados.
7. Realizar pelo menos uma vez por mês reunião com o subsíndico e conselheiros.
8. Possibilitar que os moradores participem ocasionalmente da reunião do conselho.
9. Elaborar ata das reuniões do conselho.
10. Os rateios são realizados após aprovação em assembleia.
11. Estabelecer comissões de moradores com conhecimento técnico para acompanhar assuntos específicos (RH, manutenção, obras etc.).
12. Contratação periódica de serviço de auditoria independente.
13. Há um jornal interno com distribuição regular.
14. O síndico, subsíndico e conselheiros não utilizam procurações para se elegerem, aprovar as suas contas e orçamentos para a contratação de produto e serviços.
15. Ter procedimentos preestabelecidos para todas as atividades do condomínio.
16. No caso de conflito entre os moradores que o síndico não consiga neutralizar é recomendada a mediação por um profissional externo, antes de entrarem com ação judicial.

 

Fonte: GEAC – Grupo de Excelência em Administração de Condomínios do CRA-SP

Coordenação: Profa. Rosely Schwartz