Prefeitura regulamenta hidrômetro individual

Atualmente quem mora sozinho acaba arcando com os gastos de famílias maiores

Moradores de apartamentos antigos poderão a partir de agora receber contas de água individualizadas. A Prefeitura de Sorocaba publicou no jornal do município do dia 24 de março o decreto 22.227, que regulamenta a leitura do consumo e o faturamento para cada domicílio.

Os prédios mais novos, construídos a partir de outubro de 2008, já contam com o sistema, mas os antigos precisam de adaptação. A medida não é obrigatória, mas é vantajosa para quem mora sozinho, que acaba arcando com os gastos de quem tem família maior. Para conseguir essa individualização das contas, é preciso ter a concordância de todos os moradores do condomínio, que deverão ratear o custo da adaptação.

A empresária Cleusa Maria Bersi, que trabalha com administração de condomínios e associações, e é diretora da área de condomínios da regional Secovi, em Sorocaba, comenta que muitos estavam aguardando a publicação do decreto para poder fazer as adequações, mas agora que saiu, ela acredita que vai ser difícil pois o Saae delegou muita responsabilidade para os condomínios. Outro empecilho seria o custo, que ela afirma ficar alto.

"Dependendo da realidade do condomínio não vale a pena. O ideal é que cada síndico avalie bem", orienta.