Saiba como escolher empresas de limpeza profissional em condomínios

A limpeza em condomínios é de extrema importância para a vida e a saúde dos moradores, porém, a má administração desse serviço pode gerar aumento nas despesas do prédio e um acréscimo nas taxas condominiais, uma vez que os condomínios possuem áreas específicas que exigem atuações em diferentes periodicidades.

Com toda essa demanda surge uma dúvida: quais critérios devem ser adotados ao escolher uma prestadora responsável pela limpeza e higienização de um determinado ambiente?

A fim de ajudar na contratação de profissionais qualificados na limpeza e conservação, a diretora da Câmara Setorial de Serviços da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), Nathalia Ueno, elenca algumas medidas que os síndicos podem adotar para assegurar uma relação de qualidade com o prestador de serviços neste segmento:

Desenvolver um plano de trabalho prévio e associar o contrato a ele.

Sempre que necessário, rever parte do plano de trabalho e serviços com o supervisor da prestadora, como por exemplo, a mudança de procedimentos para economia de água e de energia elétrica e implantação de coleta seletiva.

Exigir equipe treinada e orientada, já que o síndico ou a administração do condomínio devem evitar a subordinação direta dos terceiros.

Contratar empresa vinculada à sua respectiva entidade de classe e com experiência de mercado.

Verificar se a empresa possui qualificação para atuar no segmento, observando itens como a tecnologia operacional, cumprimento das normas de segurança, benefícios assegurados na convenção coletiva da categoria, obrigações trabalhistas, comprometimento social e ambiental da empresa, entre outros.

A UniAbralimp, centro de capacitação profissional da Abralimp, também realiza mensalmente o curso de Técnicas de Limpeza que aborda desde o planejamento da limpeza até orientações sobre produtos, acessórios e equipamentos em cada etapa da operação