Melhorias e ações de sustentabilidade são aprovadas por síndicos e moradores

Para fazer melhorias em condomínios, os administradores precisam estudar, planejar, e contar com uma equipe eficiente e interessada para realizar as mudanças.Para que a mudança agrade a todos, não precisa doer no bolso e muito menos agredir a natureza.

Administrar um condomínio não é tão fácil.Também é importante ter disciplina para colocar o plano em prática. A principal característica para quem quer ser um bom síndico é ser um bom líder e ouvir às demandas, saber lidar da melhor forma com as questões internas e promover a integração com os moradores. Promover reuniões periódicas também é uma boa forma para resolver questões e tomar decisões.

O repórter Rogério Coutinho foi conferir o trabalho de dois síndicos, no Rio de Janeiro. Um mora na zona oeste e o outro na zona sul. Com a ajuda dos moradores, eles estão conseguindo economizar, fazer melhorias e cuidar do meio ambiente.

Dicas da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis para ser um bom síndico:

1- Ter experiência

2- Amplo conhecimento das técnicas administrativas, contábeis e tributárias

3- Entender de gestão de pessoas, liderança e outras responsabilidades inerentes ao cargo, como a civil e a criminal

4- Ser qualificado - há diversos cursos na área e a ABADI lançou recentemente um módulo de capacitação profissional para síndicos, subsíndicos, administradoras, gestores e demais profissionais

5- Saber ouvir às demandas do condomínio

6- Promover a integração com os moradores

7- Promover reuniões periódicas para resolver questões do dia a dia e tomar decisões