Terceirizar financeiro traz leveza para condomínios

A medida pode ser um suporte para os moradores

Gerenciar um condomínio não é tarefa simples, afinal é preciso garantir equilíbrio entre finanças, montar quadro de funcionários, cuidar da manutenção do empreendimento e garantir melhorias na estrutura.

Alguns prédios optam por colocar seus moradores nessas funções ou contratam pessoas sem experiência, o que pode acarretar a longo prazo problemas operacionais e legais, além do aumento de custos financeiros.

Daí pergunto: como economizar num local onde moram inúmeras pessoas? E outra: a quem caberá a responsabilidade de cuidar da contabilidade? A solução pode estar na terceirização financeira.

De acordo com a Associação das Administradoras e Condomínios (Adconce), Fortaleza e Região Metropolitana têm cerca de 1.500 condomínios geridos por mão de obra terceirizada, oriunda das administradoras.

A entidade ainda acredita que a tendência é de aumento, visto que praticamente 100% dos novos condomínios entregues dispõem de mão de obra terceirizada.

E quais os benefícios dessa terceirização? O aumento na qualidade do serviço prestado em paralelo à redução de custos.

Veja bem, ao contar com esse serviço de gestão terceirizada, o síndico pertencente ao condomínio contratante consegue focar a atenção no seu dia, no atendimento mais próximo e personalizado aos moradores.

Por outro lado, fica a administradora responsável pela saúde financeira, com atenção aos prazos de contas a pagar e receber, fazendo a negociação dos inadimplentes, cotando os orçamentos com fornecedores, buscando garantir o melhor preço sempre que precisar comprar algum material, entre outros pontos importantes da gestão.

Essa equipe também fica responsável por emitir os boletos do empreendimento, fazendo a conciliação bancária, além de auxiliar nas assembleias, fazendo a cobrança administrativa, aquela cobrança dos 30 dias com a emissão do balancete para prestação de contas do conselho.

A terceirização do financeiro do condomínio se apresenta como um suporte para os administradores, síndicos e condôminos. Dividir as responsabilidades deixa o clima mais leve para todos.