Crianças no condomínio

Lazer e respeito pelas crianças

Para exercer a função de síndico, é importante saber, além dos aspectos administrativos, que o lazer torna melhor a qualidade de vida e o bem-estar dos condôminos. E as crianças também devem ser beneficiadas com um ambiente saudável e tranquilo para aproveitar a infância no condomínio onde vivem.

Manter a segurança, a limpeza e a manutenção frequente do local são essenciais para valorizar o cotidiano dos pequenos. Por esse motivo, o síndico Zilson Raasch, do L’Aquila Residencial (foto abaixo), no bairro Comerciário, em Criciúma, decidiu fazer a manutenção do playground quando percebeu que as crianças, ao sair do parque, precisavam limpar a terra e areia dos sapatos e roupas.

“As crianças precisavam de melhorias no espaço dedicado para elas. Os brinquedos estavam depredados”, comentou.

O síndico planejou a reestruturação e o projeto foi aprovado pela assembleia do condomínio.

“Refizemos a pintura e dedicamos um espaço para os pais, pois antes eles não tinham local adequado para acompanhar as crianças”, lembrou Zilson sobre a colocação de bancos coloridos perto dos brinquedos para observar as crianças enquanto permanecem no play. O projeto incluiu também a colocação de grama sintética e de câmeras de segurança, itens que foram bem recebidos pelos condôminos.

Ter o mesmo zelo pelo edifício que teria pela sua casa é o lema do síndico Zilson e, segundo ele, até mesmo as coisas mais difíceis podem ser resolvidas com boa vontade. “Se tiver algo para ser feito, é preciso tomar uma providência. Uma administração boa deve se preocupar também com os detalhes”, contou.

Dicas e orientações

• Mantenha o espaço dedicado às crianças sempre aconchegante e com aspectos lúdicos, afinal, o local é dedicado para elas gastarem energia como se estivessem no quintal de uma casa.

• Divida o local por limite de idades se tiver ambientes diferentes e brinquedos relacionados. Dessa forma, é possível atender melhor cada faixa etária.

• Coloque um aviso de que é obrigatória a presença de um responsável acompanhando as crianças.

• Sempre que necessário, reforce as boas regras de convivência nas reuniões entre condôminos e nas assembleias. Peça para que sempre mantenham a ordem, a tranquilidade e a beleza do local, contando com o bom senso dos moradores no dia-a-dia.

• Mantenha o local em bom estado e com manutenções frequentes. Arrumação, limpeza e checagem de funcionamento dos brinquedos.

• Caso existam árvores ou outros tipos de plantas, estabeleça uma poda regular chamando empresas especializadas. O espaço ao ar livre deve sempre manter a beleza e o cuidado com a natureza.

• Como é um local dedicado a crianças, a segurança deve ter cuidado redobrado. Se possível, coloque câmeras de monitoramento nos espaços.

• Para inovar, é possível criar espaços novos e para atividades diferentes, como um cantinho para leitura ou jogos educativos.

• As quadras de esporte são sempre bem-vindas para as crianças maiores.

• Nas piscinas, é fundamental o monitoramento de um responsável enquanto as crianças estiverem na água e arredores.