Até que ponto é interessante esses modelos de trabalho perante o convencional aluguel comercial de uma sala?

 

O atual mercado possibilita maior agilidade e novos formatos de trabalho, coisa que no passado eram inimagináveis. Dentre esses, um destaque é a possibilidade de não ter mais a necessidade de alugar e estruturar uma sede própria para empresa, isso ocorre por exemplo em espaços chamados de coworking ou escritório compartilhado.

Mas, até que ponto é interessante esses modelos de trabalho perante o convencional aluguel comercial de uma sala? Todo mundo pensa no coworking como sendo um espaço profissional, com custos bastante reduzidos, mas possibilidades limitadas, mas, isso não condiz com a realidade.

Assim, antes de optar por uma dessas opções é preciso se aprofundar mais nos prós e contras de cada modelo:

Aluguel comercial

O aluguel comercial de um escritório bem estruturado para o atendimento dos clientes causa como benefício a possibilidade a ajuste e alterações como bem desejar, com maior liberdade para elaboração do espaço de trabalho.

Contudo, existem as dificuldades, principalmente relativas aos relacionados, o problema é que o administrador normalmente só insere nessa conta valores referentes ao aluguel e condomínio, não percebendo que esse valor engloba diversos outros pontos. Assim, qual o custo para manter um escritório?

Ao colocar na ponta do lápis, se perceberá que o espaço físico de uma empresa representa um de seus principais custos. Para entender melhor esses gastos, deve se considerar além do gasto com aluguel e o condomínio, outros como IPTU, seguro fiança, seguro obrigatório do escritório, materiais de consumo (material limpeza, café), luz, manutenção, telefonia, internet e pessoal de suporte (TI, limpeza e atendimento).

Outros pontos que devem ser levados em conta na elaboração dessa conta são valores inerentes ao imóvel locado, como possíveis investimentos em reformas do local e valores de equipamentos que podem ser reaproveitados caso venha a sair deste imóvel, como os mobiliários.

Coworking

A opção por um coworking trará um custo menor do que o aluguel de qualquer escritório, mas existe a dificuldade de ter um local pré-definido, existe também o fato de alguns espaços não possuírem a estrutura ideal (principalmente os gratuitos).