Pet Place é o espaço preferido dos moradores de quatro patas

Criar cães e gatos em apartamento é permitido em grande parte dos condomínios, inclusive nos do “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV), mas alguns cuidados são necessários para garantir o bem-estar dos animais de estimação - e dos vizinhos. O auxiliar administrativo Nelson de Andrade Oliveira mora há nove anos com a poodle Mila, e já desenvolveu alguns truques.

- Todo mundo gosta dela, mas existem alguns truques para deixar a Mila mais calma e não incomodar ninguém com o barulho dos latidos. O principal é levá-la todos os dias na rua para passear, uma ótima forma de desestressá-la - conta o morador do condomínio do MCMV ‘Mérito’, na Zona Norte do Rio.

Nelson de Andrade e a poodle Mila: há nove anos juntos Nelson de Andrade e a poodle Mila: há nove anos juntos Foto: Arquivo pessoal
Síndico do empreendimento "Completo São Gonçalo II", Antônio Lopes Raposo Netto garante que não é só o barulho dos animais que pode atrapalhar a vizinhança. A circulação de cachorros nas áreas comuns do prédio também pode causar transtornos. A solução, segundo ele, é priorizar o uso dos elevadores de serviço e evitar as regiões não permitidas:
- Um cachorro solto sem o dono pode assustar alguém e até se estranhar com uma criança. Quem tem animal deve redobrar os cuidados para viver em harmonia com a vizinhança.

Manter os animais de estimação ‘bem-humorados’ é a dica da diretora social da Suipa-RJ, Sylvia Rocha. Segundo ela, montar um cantinho em casa reservado para os pets, com camas e brinquedos, pode ajudar na missão:

- O espaço em que vive o animal de estimação também precisa ter muita higiene. Infestações de pulgas e carrapatos podem aumentar em um ambiente que não é limpo. Não adianta aplicar remédios nos animais sem cuidar do local em que vivem. O mesmo vale para as vasilhas de água e comida, que precisam ser sempre limpas.

Para os apartamentos em que vivem gatos, Sylvia recomenda que sejam instaladas telas nas janelas, para garantir a segurança do animal:

- Os gatos são curiosos, gostam de janelas. Em prédios, é preciso ter telas para evitar que o animal pule.

Alguns dos novos empreendimentos imobiliários já contam com espaços exclusivos para a interação e diversão dos animais de estimação. No condomínio do MCMV ‘Viva Mais Nova Iguaçu’, na Baixada Fluminense, o Pet Place é o espaço preferido dos moradores de quatro patas.

- É um ótimo lugar para passear com os bichinhos, que podem ficar inquietos depois de passar muito tempo dentro do apartamento - comenta Adriano Affonso, gerente geral da construtora Cury no Rio de Janeiro.