Desconto

Coleta seletiva pode dar desconto na conta de luz em Petrópolis

Fazer a seleção do lixo pode deixar a conta de luz mais barata em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Segundo a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) a partir de agora quem levar materiais recicláveis para o ecoponto da Mosela consegue obter descontos na conta de energia que variam de acordo com o peso e o tipo de resíduo: aço inox, alumínio, ferro, papel, papelão, garrafa pet, óleo vegetal, vidro, entre outros.

O local também recebe os detritos de qualquer pessoa, que pode levar o lixo entre 7h30 e 16h30 na Rua Mosela, s/n, logo na entrada do bairro. Por lá, é feita a triagem e a distribuição de todo lixo entre duas cooperativas da cidade.

De acordo com a Comdep, o ecoponto é mantido em parceria com a Enel, distribuidora de energia em Petrópolis. Os clientes da concessionária ganham um cartão e, toda vez que levam lixo reciclável para o ponto de recolhimento, conseguem diminuir o valor da conta de luz. O total do desconto fica gravado nesse cartão, parecido com um cartão bancário, e no sistema informatizado da empresa.

Todo material que chega ao local é dividido entre duas cooperativas: a “Rainha do Céu” (antiga Oficina de Jesus, que era controlada pelo Padre Quinha) recolhe todo plástico rígido, ferro, papel, papelão e sucata eletrônica; já o óleo vegetal, garrafas pet e também papelão vão para a cooperativa de Cascatinha. Todo mês, são distribuídas cerca de mil toneladas de detritos reciclados.