Febre amarela

Após morte de macaco, equipe faz vistoria no Condomínio Aruã

A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) esteve em Mogi das Cruzes ontem para realizar uma pesquisa entomológica na mata localizada dentro de um condomínio particular, no Aruã, onde vivia o macaco que morreu na última semana, em uma clínica veterinária particular da Cidade. A pesquisa estudará as espécies de mosquitos existentes naquela região e a presença de vírus nesses insetos.

A ação faz parte do trabalho preventivo realizado em função da morte do macaco.

“Não temos confirmação de febre amarela, mas precisamos agir de forma preventiva”, explicou o veterinário da Sucen, Marcelo Pavone Pimont. O exame das amostras biológicas do animal está sendo realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.


Paralelamente, os agentes do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses da Prefeitura de Mogi visitam casa a casa em todo o condomínio, eliminando possíveis criadouros de larvas e informando os moradores sobre a aplicação de inseticida.

“Tomamos conhecimento terça-feira que o primeiro primata morto vivia em um condomínio do Aruã e imediatamente direcionamos todas as medidas preventivas para o local”, explicou o veterinário Jefferson Renan Araújo Leite, coordenador do Núcleo.

Os moradores do condomínio receberam as equipes com tranquilidade.

“Se é uma necessidade, estou à disposição, sem problemas”, afirmou Deolinda Raimundo Ferreira, 75 anos, que mantém seu imóvel em ordem e sem foco de mosquitos. O condomínio visitado soma 890 imóveis entre residências e obras em andamento.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém a orientação para que as pessoas que forem viajar para áreas endêmicas tomem a vacina contra febre amarela com 10 dias de antecedência.

As doses são aplicadas na segunda-feira na UBS Ponte Grande (Telefone: 4790-1412); na terça-feira na UBS Jardim Camila (Telefone: 4796-3578); na quarta-feira no PA Jundiapeba (Telefone: 4727-3217); na quinta-feira na UBS Alto do Ipiranga (Telefone: 4735-1314) e na sexta-feira na UBS Vila Suíssa (Telefone: 4761-6678).