Moradores dizem que animais peçonhentos saem de terreno ao lado do prédio. Prefeitura disse que vai mandar equipe do controle de zoonoses para o local.

Moradores de um condomínio em Guarulhos têm sofrido com as constantes invasões de escorpiões nas áreas comuns e privadas. Segundo os moradores, os animais peçonhentos estão saindo do terreno ao lado do prédio e entrando nos apartamentos.

Em 2015, ano do levantamento mais recente do Ministério da Saúde, foram mais de 12 mil e quinhentas ocorrências de picada de escorpiãoi em todo o estado de São Paulo. Dez pessoas morreram.

O escorpião anda com facilidade de um ambiente para o outro e pode se esconder em qualquer canto. O condomínio já contratou uma empresa que aplicou veneno contra os escorpiões e fez uma limpeza nas áreas comuns.

Mesmo assim, os animais continuam aparecendo. Os moradores entraram em contato com a construtora dona do terreno, mas ainda não receberam nenhuma resposta.

Daniel Dopp, morador do prédio e pai de uma bebê de quatro meses, ficou tão apavorado que resolveu ir com a filha e a esposa para a casa da mãe, sem saber quando vai voltar.

Ele ligou para o Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos e falou sobre o problema. Segundo ele, uma equipe foi até o local, mas não deu uma solução definitiva.

A Prefeitura de Guarulhos disse que uma equipe de controle de zoonoses vai voltar ao condomínio nos próximos dias. Sobre o terreno, a Prefeitura disse que não há irregularidades.

A pessoa que foi picada por um escorpião tem que ir para o médico imediatamente. Não é recomendável espremer o local da picada, colocar álcool ou qualquer outra substância.

Algumas dicas podem ajudar a evitar o aparecimento dos escorpiões:

  • Não deixar lixo, entulho e material de construção acumulados;
  • Rebocar vãos e frestas em paredes;
  • Colocar telas nos ralos;
  • Afastar berços e camas das paredes;
  • Examinar bem roupas, calçados e toalhas antes de usar.