Viver em condomínios residenciais ou trabalhar em condomínios comerciais é uma realidade que cresce em todas as cidades do país.

Esta opção de moradia ou trabalho pressupõe o compartilhamento de espaço comum e a necessidade do cumprimento de várias normas por parte dos síndicos:

  • legislação tributária, trabalhista e de segurança;
  • gerenciamento do fornecimento de água, de energia;
  • manutenções;
  • reformas;
  • serviços: portaria e limpeza

Além, é claro, do atendimento às expectativas dos moradores.

Para dar conta de tantos desafios, é fundamental que o síndico tenha conhecimento técnico das diversas áreas que envolvem o condomínio. Não há necessidade de ser especialista em todas as áreas, mas deve-se estar disposto a buscar informações e se cercar de profissionais e empresas competentes e habilitadas, para  dividir responsabilidades e ter assertividade nas tomadas de decisão.

A falta de conhecimento de normas a serem seguidas traz prejuízos aos moradores e ao patrimônio, provocando sérios problemas, como multas, ações trabalhistas e muita dor de cabeça.

Diante desse cenário e das exigências do mercado, cada vez maiores, fica evidente a necessidade de profissionalismo dos administradores de condomínios. Para se tornar o profissional qualificado, íntegro, capaz de valorizar o patrimônio, com transparência nas contas, e que seja apto para promover um ambiente harmonioso e seguro a todos, o síndico necessita adquirir o máximo de conhecimento possível. Somente por meio dele é que se alcança o sucesso desejado.

Se você sente dificuldades na gestão do seu condomínio, conte com a gente, acompanhe nossos emails e nos siga nas redes sociais!

Conheça nossos cursos online

Um abraço,

Profa. Rosely Schwartz  e Equipe