A assinatura do acordo de cooperação aconteceu na manhã desta quinta-feira (16/6), na sede da Secretaria

O Secovi-SP (Sindicato da Habitação) renovou na manhã desta quinta-feira (16/6) acordo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com o objetivo de implementar um programa de prevenção contra delitos cometidos em condomínios, edifícios e áreas urbanas.

A assinatura do documento, na sede da Secretaria, contou com a presença do titular da Pasta, Mágino Alves Barbosa Filho, do presidente do Secovi-SP, Flavio Amary; e dos vice-presidentes Hubert Gebara (Administração Imobiliária e Condomínios) e Ricardo Yazbek (Assuntos Legislativos e Urbanismo Metropolitano), além de Jaime Flechtman, membro da vice-presidência de Incorporação Imobiliária e Terrenos Urbanos do Sindicato.

A parceria prevê a integração de câmeras de segurança de alguns condomínios com a tecnologia e ferramentas do sistema inteligente de videomonitoramento Detecta. Além disso, o acordo de cooperação visa criar uma parceria educacional para que sejam desenvolvidas atividades do programa de prevenção junto aos usuários dos edifícios e condomínios, permitindo a orientação por meio de palestras e distribuição de material informativo sobre o tema. As administradoras de condomínios também estimularão os condôminos a participar de reuniões dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).

Para o presidente Flavio Amary, a renovação da parceria estabelece uma sólida aliança entre as duas instituições. “É nosso dever ajudar as autoridades naquilo que for possível, levando informações, trabalhando a conscientização de condôminos e funcionários, propondo modelos que tornem nosso patrimônio e nossas vidas menos vulneráveis”, disse.

“A união de esforços é a mais poderosa arma para combater assaltos em condomínios”, afirmou Hubert Gebara. "O principal objetivo é mostrar para aqueles que moram ou trabalham em condomínios a importância das ações preventivas e, assim, minimizar os riscos”.

Fique por dentro - Em 2009, o Secovi-SP aproximou-se da Secretaria de Segurança Pública, a fim de fortalecer a parceira iniciada em 2004 e desenvolver ações mais efetivas para evitar assaltos e arrastões em condomínios. Em junho de 2009, foi formado um grupo de trabalho com representantes do Sindicato e das polícias Civil e Militar com esse objetivo. Em seguida, foram assinados dois protocolos de intenções: um com a Polícia Civil e outro com a Polícia Militar. Entre as medidas tomadas, destacam-se a criação do Programa de Prevenção e Repressão a Roubos a Condomínios, a centralização de todas as ocorrências de roubos e furtos a condomínios na 4ª Delegacia da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio e a alteração no Registro Digital de Ocorrências (RDO), que agora tem um campo específico no sistema para roubos em condomínios, até então enquadrados como roubos a residências. Em 2014, o Secovi-SP assinou convênio com a Secretaria de Segurança Pública. E, agora, renova, essa parceira por meio do acordo de cooperação, que tem validade de cinco anos.