Eventos aconteciam nos condomínios Alphaville e Estância Estoril e tinham entre 300 e 600 convidados, segundo Guarda Civil Municipal de Nova Lima

Três festas, com 600, 500 e 300 pessoas, foram interrompidas na noite deste sábado (22) pela Guarda Civil Municipal de Nova Lima, na Grande BH. As aglomerações aconteciam na região dos condomínios de luxo Alphaville e Estância Estoril, nos arredores da Lagoa dos Ingleses.

Tratavam-se de festas privadas com cobrança de ingresso, de acordo com a Guarda Civil. Em uma delas o valor da entrada era R$ 350. Alguns dos convidados chegaram a se queixar da interrupção do evento e pedir o dinheiro de volta.

Os eventos foram encerrados entre 21h30 e 00h, após denúncias de vizinhos e por meio do serviço de inteligência da própria guarda. Não há informações do horário de início dos eventos.

Foram mobilizadas cinco viaturas da Guarda Civil Municipal, além da equipe de fiscalização. Os eventos foram esvaziados, os estabelecimentos foram fechados e também tiveram os alvarás de funcionamento recolhidos.

Segundo a guarda, nenhum dos convidados usava máscara ou respeitava os protocolos de distanciamento social. Com a onda vermelha em vigência, o atual decreto em vigor em Nova Lima permite a realização de eventos com até 30 pessoas, com distanciamento de três metros entre as mesas e com até uma pessoa a cada 10m².

De acordo com o boletim divulgado na última sexta-feira (21) pela prefeitura, 17 dos 18 leitos de UTI de Nova Lima estão ocupados. No total, 50 pessoas estão internadas com Covid-19 na cidade, sendo uma criança.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Nova Lima disse que segue, com reforço, vistoriando os estabelecimentos comerciais da cidade no período de pandemia para garantir as medidas de prevenção à Covid-19. Além de recolhimento do alvará, o estabelecimento pode ser interditado e multado. Também é encaminhado o registro do corrido para o delegado e os envolvidos podem responder cível e criminalmente.

De acordo com o último levantamento, no período do dia 1º de abril a 10 de maio, a Guarda Municipal de Nova Lima realizou 117 ocorrências preventivas e um recolhimento de alvará por descumprimento do decreto.

Já a Divisão de Fiscalização de Atividades Urbanas registrou 468 estabelecimentos vistoriados e abordados. Foram 27 notificações e 15 interdições. Os fiscais da vigilância sanitária realizaram 224 ações, sendo 49 denúncias e 175 trabalhos de rotina, como renovações de alvará e busca prévia.