Cuidados na construção e manutenção dos edifícios podem evitar acidentes

No Recife, uma mulher faleceu ao ser atingida por parte de fachada desprendida

 

No último dia 2 de março, onze jovens caíram de uma altura de quase 16 metros em um dos blocos da Universidade Pública de El Alto (UPEA), na Bolívia, após o guarda-corpo ter cedido à pressão de uma multidão aglomerada. Sete deles faleceram. Com uma construção relativamente nova – o prédio foi inaugurado no ano 2000 -, a polícia busca encontrar os responsáveis pelo acidente. Aproximadamente um mês antes deste episódio, no Recife, uma mulher faleceu ao ser atingida na cabeça por parte de fachada desprendida de um edifício no centro da cidade. Geograficamente distantes, os casos têm algo em comum além do falecimento das vítimas: um alerta para a necessidade de mais cuidado na construção e manutenção das estruturas prediais.

Pedro Gois, gestor do setor de análise de desempenho de edificações e sistemas construtivos da Tecomat Engenharia, empresa especializada em consultoria, calibração e ensaios laboratoriais para a construção civil, alerta que acidentes provenientes de quedas dos guarda-corpos - anteparos utilizados nas varandas e parapeitos dos edifícios - podem ser fatais. Por isso, a necessidade de as construções atenderem aos requisitos do elemento conforme preconizado na norma brasileira NBR 14718 da ABNT. Ele reforça a importância do correto dimensionamento e execução de ensaio em protótipos para comprovação do seu desempenho estrutural, o que muitas vezes é negligenciado.

“Já fizemos ensaios em uma obra e este elemento não foi aprovado. A construtora teve que reforçá-lo e modificar os materiais que iria utilizar, o que gerou um custo muito maior no final das contas”, revela. Pedro alerta as construtoras a ensaiar o equipamento, seja em laboratório ou em campo, na própria obra, para verificar se os mesmos estão em conformidade com a NBR 14718, que é referenciada várias vezes na Norma de Desempenho NBR 15575. O objetivo é analisar o esforço estático horizontal e vertical, bem como a resistência a impactos.

Além do teste e instalação, outro fator preponderante para a segurança é a necessidade de manutenção do prédio. Realizada de forma preventiva, evita gastos maiores com correção de patologias que poderiam ser evitadas ou mesmo a ocorrência de tragédias. No Recife, a Lei nº 13.575, de 1º de outubro de 2008 estabelece o período para realização das manutenções estruturais a cada cinco anos ara as edificações residenciais, educacionais, culturais, de saúde, estádios de futebol e complexos poliesportivos, com até 20 anos de construção. Pedro explica que as manutenções são responsabilidade dos usuários, síndicos e moradores. “Lembrando que sua não realização acarreta em perdas de garantia e diminuição da vida útil da edificação e seus sistemas”, explica.

Atualmente, existem ferramentas que facilitam a gestão das manutenções e das garantias dos empreendimentos pelos condomínios e também pelas construtoras. A startup pernambucana Facilitat Tecnologia, por exemplo, oferece ao mercado um software que integra um conjunto de itens ligados à manutenção predial e auxilia a atuação do síndico e dos usuários dos edifícios. A ferramenta contribui para o desempenho do pós-obra e reduz custos, inclusive com possíveis questões jurídicas, uma vez que ela auxilia na criação do hábito da manutenção preventiva, estimulando que os clientes finais executem os serviços necessários nos prazos previstos, evitando intervenções corretivas, que costumam ser mais onerosas.

“A vasta gama de garantias e atividades de manutenção tornam a gestão por parte do condomínio e o acompanhamento da construtora bastante complexos no dia a dia. É necessário que seja elaborado um Manual da edificação, com um Programa de Manutenções Preventivas, que possua todas as orientações necessárias, mas é essencial que ele não seja engavetado, o que é bastante comum”, afirma Fábio Serrano, CSO (Chief Security Officer) da Facilitat. Ainda de acordo com ele, os manuais são implantados no software, onde ficam armazenadas todas as informações, trazendo segurança para ambas as partes.