Segurança

Morador alerta para crianças e adolescentes dirigindo veículos em condomínio; síndico se manifesta

Frequentador de um condomínio residencial no bairro Lagoa dos Esteves, em Balneário Rincão, um leitor do Portal Engeplus levantou a preocupação com a segurança pública no local. Conforme ele, crianças e adolescentes têm sido flagradas constantemente conduzindo quadriciclos e outros veículos em alta velocidade no condomínio. "Nos fins de semana virou uma terra sem lei. A legislação de transito não existe, não respeitam nada. Logo teremos uma fatalidade, sem contar as discussões entre vizinhos em função do desrespeito", pontuou o leitor. Após ler a matéria, o síndico do condomínio se manifestou sobre o caso.

A Polícia Militar (PM) reforça que a prática, mesmo sendo em um espaço fechado para os moradores, é infração de trânsito e passível de punição e multa. "Não temos ações específicas para fiscalizar esse tipo de condomínio residencial, mas as ruas todas são, ou deveriam ser, sinalizadas conforme as regras de trânsito, portanto, quem circula nelas precisa também obedecer a legislação", destacou o comandante da 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM), coronel Cosme Manique Barreto.

 

O comandante lembrou ainda que caso algum flagrante de descumprimento das leis de trânsito seja feito por moradores, a Polícia Militar ou os órgãos de segurança de trânsito devem ser acionados.

"Em caso de algum chamado, nossas guarnições irão ao local. É uma via de uso comum, então as ordens precisam ser seguidas, não importa o local. É como acontece em alguns estabelecimentos comerciais. Caso alguma pessoa estacione seu veículo em uma vaga para idoso ou deficiente físico e não possui essa prioridade, nós também multamos", completou Barreto.

A posição do condomínio

O síndico do residencial, José Gilberto Vieira, procurou o Portal Engeplus para rebater o assunto. Ele reconheceu que é comum no espaço a circulação de quadriciclos e motonetas sendo conduzidas por adolescetes, mas rechaçou a informação de excessos de velocidade.

"No nosso condomínio são 462 casas, sendo 110 moradores fixos. Moro aqui há 32 anos, foi onde criei meus filhos e nunca vi um episódio de tamanha gravidade como apontado por esta pessoa que está tentando denegrir nosso residencial. É uma irresponsabilidade afirmar que é uma terra sem lei aos fins de semana", disse o síndicio.

Ele destacou ainda que a sinalização das ruas do condonínio obedecem as regras de trânsito vigente. "São ruas pavimentadas, sinalizadas, com uma lombada a cada 50 metros e estreitas, tudo para evitar os excessos de velocidade. Cabe evidenciar que nós, enquanto condomínio, não temos amparo legal para autuar os motoristas sem habilitação ou que cometem infraçao. É uma responsabilidade dos proprietários dos veículos. Entretando, a Polícia Militar visita constantemente nosso espaço e orienta motoristas", pontuou Vieira.