A procura por tecnologias para aumentar a segurança é cada vez mais comum entre os condomínios brasileiros.

Problemas de segurança preocupam brasileiros de todo o país, seja em grandes ou pequenas cidades. Nos condomínios essa também é a realidade, por isso, a procura por tecnologias para aumentar a segurança é cada vez mais comum. Os números mostram que a realidade é preocupante, mesmo para quem escolheu um condomínio para ter mais segurança. No estado de São Paulo, por exemplo, o número de roubos e furtos cresceu 56% em 2018.

Foram mais de 1.300 crimes só entre janeiro e abril do último ano. A pesquisa do PNAD de 2009 (IBGE) revelou que pelo menos 60% dos domicílios brasileiros têm um dispositivo de segurança. Desde o levantamento, muita coisa mudou e a adoção desse tipo de tecnologia tornou-se ainda mais frequente em residências e condomínios. A portaria remota é um desses dispositivos, presente entre os 180 mil condomínios que existem no Brasil. Representa uma forma de controlar entradas e saídas de edifícios e conjuntos de residências.

É um sistema eletrônico com controle de acessos. O visitante só entra no condomínio quando um dos moradores autoriza sua entrada ou se possui um QR Code de acesso. Isso ocorre através do contato da base de atendimento com o morador. Toda essa movimentação, entradas e saídas, são registradas e compõem um relatório detalhado de ações. Dessa forma os moradores têm a certeza de que só pessoas autorizadas entram no condomínio, mesmo em caso de pane elétrica, a solução continuará funcionando normalmente.