Inadimplência

Ações por inadimplência condominial em SP crescem 26,5% em dezembro

Segundo levantamento realizado mensalmente pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo), no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a quantidade de ações judiciais em São Paulo por falta de pagamento da taxa condominial cresceu 26,5% em dezembro, na comparação com o mês anterior.

A pesquisa aponta que 797 processos foram apurados em dezembro, contra 630 em novembro. Em relação a dezembro de 2017, foi observada queda de 31,8% (1.168 ações). No acumulado do ano passado, 10.990 ações foram protocoladas, resultado 18% menor que o mesmo período anterior, quando foram registrados 13.399 processos.

De acordo com Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, em dezembro, houve uma pequena alteração no número de ações de cobrança das cotas condominiais.

Apesar disso, se mantém a tendência de queda no total de processos protocolados ao longo do ano, em razão do novo Código de Processo Civil (CPC), que permite o protesto da cota condominial, induzindo o devedor ao acordo e evitando o ingresso da ação na Justiça.