Verba da decoração de Natal tem que estar no orçamento

Moradores podem montar comissão para ajudar no trabalho, mas o custo tem que estar previsto

O fim do ano está chegando e os condomínios já começam a exibir suas decorações de Natal. Árvores com enfeites, Papai Noel e outros ornamentos ajudam a enfeitar e dar alegria às áreas comuns dos prédios. Alguns moradores também optam por decorar suas sacadas, para deixar o edifício mais iluminado para o fim do ano.

Antes de começar a enfeitar o prédio, porém, é preciso definir quanto pode ser gasto com a decoração natalina. "Para ajudar a montar a decoração, vale reunir uma comissão de decoração dos moradores interessados em ajudar", afirma Roberto Piernikarz, diretor-geral da BBZ Administradora de Condomínios.

O especialista diz que quando o condomínio compra os enfeites, é preciso que verba esteja aprovada dentro do orçamento anual.

"Isso deve ficar claro aos moradores durante a votação na assembleia", afirma. A síndica profissional Isabelle Lavin afirma que a verba de um dos prédios em que atua é pequena, considerando o orçamento geral. "Não é um valor extraordinário. A não ser que haja uma megaprodução na decoração, não é necessário fazer assembleia para ap

rovar, pois verba já está aprovada no orçamento anual." A decoradora profissional Marula Petineris, 65 anos, já botou a mão na massa no prédio onde vive, no Ibirapuera (zona sul).

"A moda este ano, além das cores tradicionais vermelha e dourada, é o branco. Colocamos flores brancas na decoração e também enfeites com bichinhos, para as crianças." Ela diz que procura pelo serviço aumenta no fim do ano.