Quase 70 mil contribuintes vão pagar mais pelo imposto este ano

Quase 70 mil contribuintes de Araraquara (SP) irão pagar mais pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) este ano. Os carnês começarão a ser distribuídos na segunda quinzena de janeiro, mas o novo valor já pode ser consultado no site da prefeitura.

De acordo com a prefeitura, a diferença de valores no IPTU deste ano é por conta da atualização da planta genérica do município, que não era feita desde 2006.

O secretário de Gestão e Finanças, Donizete Simeoni, explicou que foi feito um mapeamento de toda a cidade sobre os novos valores de mercado, que serviram para a base do novo cálculo do IPTU.

"Tem regiões que valorizaram mais, que valorizaram menos e regiões que, inclusive, nem tiveram valorização. Então, o que compõe o valor do imposto é essa valorização pelo valor de mercado, aplicado a alíquota do IPTU”, disse.

Indignação
Indignados, os moradores reclamam dos reajustes. O aposentado Osório Alves contou que em 2017 pagou cerca de R$ 700 de IPTU e este ano valor passou de R$ 1 mil.

"Aumenta IPTU, aumenta a gasolina, aumenta tudo, todo o custo de vida. E o salário nada, então vai ser difícil para a classe baixa”, desabafou.

Síndico de um prédio com 272 apartamentos na Vila Xavier, Hamilton, Inocencio de Morais disse que no condomínio o valor subiu 10,5% em relação ao valor de 2017. Para ele, a cobrança é injusta.

“Abrimos vários protocolos na prefeitura pedindo uma atenção e eles demoram demais para fazer. No ano passado, fizeram uma vez uma manutenção na rua, então ficou em torno de seis meses para fazer apenas um reparo”, afirmou.

Sobre a demora para resolver o problema perto do condomínio, a prefeitura informou que tapou mais 75 mil buracos em 2017 e recuperou 260 veículos usados para reparos, limpeza e podas de árvores pela cidade.

Carnês
Os carnês do IPTU começarão a ser distribuídos na segunda quinzena de janeiro, mas quem quiser se adiantar pode imprimir o boleto pelo site da prefeitura, que pode ser pago com desconto.

Segundo o secretário, quem pagar em cota única até o dia 14 de fevereiro tem desconto de 8%. Já para quem pagar até 12 de março o desconto será de 4%.