Morador relata que ficou desde maio esperando que município realizasse vistoria

Após um síndico ter afirmado que realizou o conserto de um bueiro que era de responsabilidade da prefeitura, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) informou que o problema foi causado pelo próprio prédio.

A situação ocorre na Rua Coronel Feijó, no bairro Higienópolis, em Porto Alegre.

De acordo com a Smsurb, uma vistoria conjunta dos técnicos da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (Dmap) e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) constatou que há problemas nas conexões internas do prédio, como a ligação cloacal estar conectada à rede pluvial.

Além disso, a rede cloacal interna do prédio estava com a tampa incorreta, o que ocasionava o mau cheiro.

"Nossos vizinhos não conseguem entrar de carro pela garagem", afirma morador sobre buracos em calçada"Nossos vizinhos não conseguem entrar de carro pela garagem", afirma morador sobre buracos em calçada. 

"Eu sou o maior interessado em consertar. Por isso, entrei em contato com a prefeitura tantas vezes. Vou contratar uma empresa desentupidora para desentupir a fossa do prédio. Depois disso, vou entrar em contato com a prefeitura para eles verificarem novamente. Se o problema for no prédio, arrumamos sem problemas. A questão é que eu estava desde maio pedindo que a prefeitura viesse verificar. Não tinha como eu saber que o problema era no prédio", afirma o síndico Rubem de Martini.

Ele acredita que possam haver ligações erradas de esgoto cloacal em prédios próximos ao dele.

A prefeitura afirma que novas vistorias serão realizadas pelos técnicos nas ruas do entorno para verificação de possíveis problemas ou irregularidades.

Ainda segundo a Smsurb, por meio da Dmap, uma boca de lobo será instalada na esquina das ruas Coronel Feijó e Jundiaí para, assim, diminuir o fluxo de água da via. A previsão de início desta ação é a primeira quinzena de janeiro.