Lixo que ninguém quer virou negócio

Ao investir em um projeto para transformar o resíduo orgânico em adubo e destinar corretamente o lixo reciclável, o que era despesa vira fonte de renda e de imagem positiva

Nos países desenvolvidos, o lixo quase não é mais lixo, tamanho o grau de reaproveitamento dos resíduos gerados nos processos de produção da economia e no consumo.

No Brasil, o tema começa a ganhar força com alguns marcos regulatórios, inclusive por iniciativa de algumas empresas que transformam o lixo em fonte de renda para estabelecimentos comerciais e industriais.

Foi considerando a elevada quantidade de lixo que uma cidade como São Paulo gera diariamente, e na reciclagem desses resíduos, que a Arueira Ambiental decidiu investir na implantação de projetos de gestão de resíduos, oferecendo soluções com apelo sustentável.

 Despesa transformada em renda

Desde 2002, a legislação da capital paulista prevê que grandes condomínios corporativos, escolas, shoppings e demais estabelecimentos comerciais devem contratar a coleta de lixo gerado pelo local.

A regra vale para os que produzem volume superior a 200 litros ao dia ou os condomínios comerciais e mistos (empresariais e residenciais) que produzam mais de 1.000 litros/dia.

Ao investir em um projeto para transformar o resíduo orgânico em adubo e destinar corretamente o lixo reciclável, o que era despesa vira fonte de renda e de imagem positiva para o estabelecimento.

Shopping recicla 35% dos resíduos

Com esta abordagem, desde 2015 os sócios André Mantovani e Rui Signori vêm conquistando uma parcela de empresários interessados em investir em consciência ambiental, transformando lixo em resíduos reciclados. Hoje, já são oito projetos somente em São Paulo.

Um exemplo é o do complexo do Shopping Eldorado, onde foi implantada a gestão de resíduos, com capacitação de funcionários para separar o lixo orgânico do seco, e destinando-os corretamente. Resultado: 35% dos resíduos são reciclados - índice alto, considerando que nas metrópoles é de 3%.

 Adubo para horta no Alighieri

Outros dois projetos implantados nos empreendimentos corporativos Pátio Victor Malzoni e Infinity Tower, também em São Paulo, abrigam o processo completo de reciclagem, incluindo a compostagem - transformação de resíduo orgânico em adubo - e a manutenção de uma horta subterrânea, cujos legumes e verduras são colhidos periodicamente pelos funcionários dos estabelecimentos.

Outro projeto da Arueira Ambiental é a escola Dante Alighieri, onde mais de duas toneladas de resíduos são recicladas e ainda inclui uma horta para educação integrada ao currículo.