Boas maneiras

Manual de etiqueta ensina como se comportar em condomínios

Morar num condomínio tem muitas vantagens, mas é preciso respeitar algumas regras para conviver em harmonia. Para você não cometer aquela gafe com os vizinhos, veja abaixo as dicas da consultora de etiqueta e marketing pessoal Lígia Marques para se comportar em condomínios.

GARAGEM
Estacionar o carro na vaga de outro morador é terminantemente proibido. Se não tiver usando O carro, evite armazenar objetos aleatórios no local. Arranhou o carro do vizinho ao estacionar? Deixe um bilhete no para-brisa com seu contato para que possa pagar o prejuízo.

BARULHO
É preciso respeitar um horário minimamente adequado para tocar música em volume mais alto, ouvir TV e até mesmo falar, que seria das 9h às 22h.

ÁREAS COMUNS
Respeite o espaço que é usado por todos, prezando pela higiene e o compartilhamento dos equipamentos de lazer. Evite levar os animais de estimação para fazer suas necessidades nos jardins ou deixar as crianças brincarem no hall de entrada.

- Quando os pequenos brincam nas áreas comuns, os limites de horários costumam ser entre 9h e 20h. Depois, se quiserem permanecer, deverão conversar em voz baixa ou ficar em silêncio - diz Lígia.

CRIANÇAS
A especialista ressalta ainda que as crianças menores precisam estar sempre acompanhadas por adultos, pois alguns locais podem ser perigosos para elas, como instalações elétricas, piscinas, escadas e elevadores:

- É importante também que eles sejam instruídos a não atrapalhar os funcionários em suas tarefas, e não fiquem em locais inadequados, como a guarita.

FUNCIONÁRIOS
Os funcionários do condomínio não têm entre suas funções cuidar dos filhos dos moradores. "Nem mesmo por cinco minutinhos", explica Lígia. Também não é legal solicitar serviços extras e particulares em seus horários de trabalho.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Os moradores devem sempre utilizar os elevadores de serviço com seus amimais, não deixá-los sozinhos se fizerem barulho e não circular com eles em áreas não permitidas.

FESTAS
Em dias de festa, não deixe de avisar seus vizinhos sobre o barulho incomum. E, se possível, até mesmo convidá-los.

NOVOS VIZINHOS
Dar boas-vindas a novos moradores, oferecendo-se para ajudá-los na adaptação à nova moradia, também é um gesto simpático. Mas nunca chame e contrate uma funcionária do vizinho para a sua casa. Pode pegar mal!