Atitudes individuais geram economia e ajudam a preservar o meio ambiente

O material reciclável pode ser separado coletivamente

 

Atitudes tomadas dentro de casa no dia a dia geram economia e ajudam na preservar recursos naturais. Não é só a escolha de um projeto arquitetônico que valorize a luz natural ou a geração de energia renovável. O comportamento e a consciência do morador de um condomínio, por exemplo, são fundamentais para economizar água, energia elétrica e reciclar o lixo.

O convívio em comunidade requer, além, é claro, de algumas regras nas relações sociais, também em mudanças de pensamento em benefício da coletividade. O diretor de marketing da Construtora Planeta, José Mauro Couto, cita a importância das ações de cada um, em suas casas, para a sustentabilidade e a economia.

"Nas nossas construções, priorizamos o que há de mais moderno nas questões ambientais, como é o caso das placas fotovoltaicas, que transformam a luz solar em energia elétrica. Temos uma excelente incidência de luz solar em quase todos os dias do ano e isso reverte em benefício ao condomínio, mas existem outras pequenas ações que podem aumentar esse potencial", observa Couto.

A Construtora Planeta dá algumas dicas que podem baixar a taxa de condomínio e a preservar recursos naturais.

- Acompanhe a meteorologia. Vai chover? Não precisa regar o gramado. A água captada da chuva pode ser usada para regar plantas e lavar partes da casa.

- Mantenha as torneiras da casa e do condomínio sem desperdício. Uma única torneira pingando significa desperdício de 46 litros de água por dia.

- Ao escovar os dentes, lembre-se de fechar a torneira e só abrir na hora de enxaguar. Vale para o momento do banho também. Um banho demorado pode consumir até 180 litros de água.

- Escolha lâmpadas que consomem menos energia em casa e nas áreas comuns. As lâmpadas de led atualmente são as mais indicadas.

- Passar roupas apenas uma vez por semana também poupa energia.

- Abuse da iluminação natural. Acender a luz só quando necessário. A ventilação natural também pode ser explorada tanto nas áreas comuns como nas residências.

- Mangueira não é vassoura! Condomínios podem promover treinamentos para os prestadores de serviços e funcionários nesse sentido. Reaproveitar a água usada para a limpeza do quintal e área de serviço é um excelente hábito a ser adquirido.

- Coleta seletiva. Seu condomínio não tem? Que tal se mobilizar para isso? Separar vidro, papel, plástico e metal, além de promover geração de renda aumenta a vida útil dos aterros sanitários. Sem esquecer que o descarte de pilhas e baterias devem ser feitos corretamente, ou seja, em postos de coleta que destinam os resíduos para centros de triagem, até chegar ao fabricante.

- Descartar o óleo de cozinha na pia da cozinha pode prejudicar a rede de esgoto, além de poluir os rios. Armazene em uma garrafa pet e doe. Há associações e ONGs que usam o óleo usado para fazer sabão, por exemplo.

- Abrir a geladeira consome energia. Retire os alimentos de uma vez.

- Leve sua própria sacola na quitanda ou reutilize a sacolinha do supermercado para recolher os dejetos do seu animal de estimação.