Unidade à venda

Técnica promete aumentar em 30% chances de vender um imóvel

Se o mar do mercado imobiliário não está para peixe, as águas podem ficar ainda mais turvas para proprietários que desconhecem o caminho das pedras para despertar o interesse e fisgar compradores.

Especialistas garantem que é possível aumentar em até 30% as chances de concretizar o negócio se o vendedor aplicar algumas técnicas para tornar o seu imóvel mais atraente. Para ajudá-los nessa tarefa, o EXTRA preparou dez dicas consideradas infalíveis (confira a tabela abaixo).

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape Nacional), Frederico Correia Lima, a retração do mercado torna ainda mais urgente a adoção destas medidas.

— O mais barato é a limpeza, como tirar o encardido das peças, isso chama a atenção do observador externo. É possível também passar produtos adequados nos metais para que eles fiquem brilhosos, além da pintura, que dá um ar diferenciado. É o mínimo necessário para impermeabilização.

 Na tentativa de preparar as casas à venda, especialistas estão usando a técnica americana chamada “home staging”, que consiste em fazer mudanças simples que potencializam as qualidades do imóvel.
— É quase uma maquiagem para agregar valor ao máximo. Os incorporadores já fazem isso com imóveis novos — diz Sandra D’Angelo, consultora em “home staging”.

O valor também pode ser influenciado negativamente.

— A precificação de um imóvel está relacionada com suas características: conservação, armários, churrasqueira, piscina e outros. Não é apenas a metragem — diz Lucas Vargas, CEO do VivaReal.

‘O mercado de venda está mais difícil’

— Às vezes, o imóvel fica mais de um ano para vender, e as propostas dos compradores estão mais agressivas, com mais poder de barganha. Antigamente, o proprietário tinha um pensamento de que não faria melhoria para vender, mas isso acabou. A Urca é um bairro excelente e já foi muito disputado no passado. Mas agora há muita oferta na Urca e no Recreio. Na Tijuca, está vendendo bem — diz Leonardo Schneider, vice-presidente do Sindicato da Habitação (Secovi Rio).